terça-feira, 20 de setembro de 2011

Antevisão Porto-Benfica 20.09.2011


Porto-Benfica Sexta-Feira 23.09.2011
Sexta-feira é dia de Porto-Benfica, um dos dois dias mais importantes do calendário do futebol português. Mais importante só o Benfica-Porto na Luz. A minha mãe, tal como muitas outras pessoas, abstem-se de ver televisão nos dias que antecedem este jogo, porque não se fala de outra coisa.
Entrevistam-se antigas glórias, recordam-se resultados de outrora e buscam-se estatísticas e factos totalmente irrelevantes, mas que fazem manchete nos diversos jornais desportivos.
Sim, já todos sabemos que antigamente o futebol era diferente, que os jogadores não recebiam muito e havia muito amor à camisola, que é mentira quando um jogador diz que encara este jogo como outro qualquer e já todos sabemos também que o Porto tem ganho mais coisas ultimamente, mas que o Benfica dominou noutras décadas.
Pensando bem nas coisas, talvez a minha mãe veja um pouco de televisão esta semana, para desanuviar das constantes notícias sobre a crise. Parece um pensamento surrealista a minha mãe ver futebol para se esquecer de algo… mas essa é a razão pela qual muitas pessoas vêem futebol, para se distrairem e nada mais.
Eu vejo futebol para me distrair, mas também por um sentimento de pertença. Eu sou benfiquista, como sou lisboeta, como sou portuguesa.
Enquanto benfiquista, a maneira mais fácil de exercer a minha lealdade é vendo os jogos, ver os golos inúmeras vezes e acompanhando a equipa nos jornais.
Enquanto lisboeta, os meus deveres incluem ir ao Santo António em Junho, prometer lealdade à sardinha no pão fintando as espinhas, temperar a comida apenas com salsa e coentros e jurar a pés juntos que se cheirar um manjerico directamente ele morrerá mais cedo.
Enquanto portuguesa, aí os deveres são mais alargados… prefiro falar dos direitos que incluem usufruir de um sol lindo e de umas praias como não há nenhumas.
E esta sexta-feira que nunca mais chega...

Sem comentários:

Enviar um comentário